Marketplace. Vale a pena entrar?

O marketplace é, em português, mercado mesmo! Mas a expressão é conhecida por aqui pelo seguinte arranjo comercial: um grande varejista abre sua loja ou seu site para a revenda de produtos de outros varejistas menores. O grande ganha com as comissões que cobra sobre as vendas e o pequeno com a ampliação de sua rede de distribuição. É uma relação ganha-ganha, certo?

A resposta é, talvez. O marketplace é uma grande oportunidade de fato para ambos. O grande dilui custos de uma estrutura fixa que custa caro e o pequeno passa a ter acesso a muitos clientes sem realizar investimentos pesados em marketing ou infraestrutura.

O ponto de atenção é que quando muitos varejistas pequenos começam a competir, essa competição é, na maior parte das vezes, por preço. E o pequeno empreendedor precisa conhecer exatamente sua estrutura para saber formar seu preço.

Para o grande varejista nem tudo são flores também. É preciso selecionar muito bem o parceiro comercial e o arranjo jurídico para avaliar qual será a corresponsabilidade no caso de devoluções ou reclamações.

Quando o pequeno varejista determina um preço de venda seguindo um líder de mercado sem levar em consideração características do próprio negócio pode levar a operação da empresa ao prejuízo.

Você, empreendedor, sabe formar preço do seu produto? A Plano B Plano A também possui canal no YouTube e ensina a formação de preços e muito mais, clica aqui para conhecer!

Daniela Rezende
Atendimento Personalizado

Quer nos contratar e impulsionar o seu negócio?